"Perhaps it is good to have a beautiful mind, but an even greater gift is to discover a beautiful heart." - A Beautiful Mind
A Beautiful Mind é um filme de 2001 que conta a história do matemático John Nash e da sua mulher, Alicia, e da sua batalha com a esquizofrenia.
Durante grande parte do filme, John aparenta simplesmente ser o típico génio excêntrico tão amado por Hollywood, que simplesmente se coloca numa situação perigosa e para a qual não estava preparado. No entanto, à medida que o filme avança, entendemos que grande parte dos eventos intensos e traumatizantes e algumas das grandes figuras da sua vida são o resultado de muitos anos sem ser diagnosticado, produto de alucinações e paranóia.
Ora, A Beautiful Mind é o clássico Oscar Darling da Academia, tendo até vencido na categoria de Melhor Filme, e, portanto, vários elementos da doença são apresentados de forma simplista e glamorosa, mas, apesar disso, podemos assistir a a um bom retrato da paranóia do protagonista, e entender a forma por vezes retrógrada como esta doença era encarada e tratada.
Em suma, é um filme muito recomendável, com uma brilhante performance de Russel Crowe e belíssima cinematografia e um retrato simples, mas comovente, de uma doença geralmente estereotipada.
Trailer:
Comentários
Enviar um comentário